Ao apontar um problema, também busque sugerir as soluções !!!

O mais importante é o dia a dia.
Isso nos mostra o quanto ainda temos a apreender.

Olhamos e observamos a nossa volta e percebemos que surpresas sempre irão acontecer, mesmo diante de todo planejamento prévio.

É comum sairmos a rua para realizar visitas a clientes, e a cada visita obtemos informações valiosas que nos aproximam ou distanciam dos nossos objetivos.

Vender é a missão, satisfazer o cliente também.
Obter lucro é o que nos movimenta, mas reclamações sempre irão acontecer.

Estive a frente de inúmeras equipes comerciais, em diferentes empresas. Com o tempo compreendi que não existe sistema perfeito, não existe empresa livre de erros.
Mas como regra geral todos buscam a tão desejada qualidade total em tudo.

A leitura me aproximou de nomes como Jack Welch, Neil Hackham, lee iacocca, Sam Walton, Steve Jobs entre outros.
Todos grandes fontes de inspiração no formato de administrar grandes empresas.

Para ilustrar este texto, destaco Jack Welch, que foi um dos maiores (CEO) do grupo GE (General Electric).

Ele tinha um foco muito claro em sua mente, se cercar dos maiores talentos a sua volta, e entregar resultados bem acima da média. Ele foi o criador da REGRA 20 / 70 / 10,,, apesar disso ser uma forma interessante de administração, não irei abordar o assunto agora.

Jack Welch , buscava a excelência total no comando da GE, mas até ele sabia que falhas acontecem.

Neste caso ele se assegurava de que sua equipe sempre teria autonomia para buscar solucionar a todos os problemas que surgissem. O livro “Paixão por vencer” traz em um de seus capítulos uma passagem bem interessante.
Logo quando Jack começou a liderar os executivos da GE, ele sempre teve uma postura solida, e constantemente tomava as decisões mais sabias.
Com tempo seus executivos passaram a procura-lo quando diante de situação complicadas, esperando que ele fosse dizer o que poderia ser feito.
Então Mr. Jack Welch colocou um cartaz em sua porta; “ - Ao me trazer um problema, me apresente 2 soluções”...

Com isso todos que pensavam em trazer uma situação adversa para tentar obter do CEO uma resposta, todos já sabiam que teriam que também apresentar 2 “possíveis” soluções...

E o curioso disso é que sempre a resposta (solução) costumava ser justamente uma das alternativas que os próprios executivos apresentavam.

Com isso em suas reuniões Jack sempre dizia aos seus executivos, que todos ali foram contratados por suas habilidades (capacidade acima da média), e que tinham 50% de chance de acertar ou 50% de chance de errar em suas decisões. Portanto não caberia a Jack dizer-lhes o que cada um deveria fazer. Jack esperava sempre que os objetivos fossem atingidos, e surpreendentemente ao delegar tal autonomia aos seus executivos, as metas cresciam período a período....

Agora não me pergunte o que acontecia com aqueles executivos que tomavam as decisões erradas, pois estes não duravam muito sob a administração de Jack.

Moral da historia, problemas irão sempre acontecer, nesta e naquela empresa, o importante é buscar excelência sempre, e auxiliar a empresa no processo das melhorias.

Ao apontar um problema, também busque sugerir as soluções !!!

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