Deixe-me dar algumas dicas para interferir em suas ações neste segundo semestre de 2010:
1. PROSPECÇÃO SEMPRE – Pensar sobre novas possibilidades, novos mercados, novos clientes, isso é estimulante e renova nossas habilidades de criação, relacionamento e adaptação. O Perigo em não fazer vem da acomodação, pensar que os bons e velhos clientes estarão sempre lá, com a mesma disposição e que “tudo estará como antes no quartel de Abrantes”. Dentro do planejamento de vendas, separe ações e tempo para realizar este processo. Sem ansiedade preferencialmente, pois a melhor prospecção é plantada.
2. PENSAR SEU PRODUTO-SERVIÇO – Até onde seu produto ou serviço ir chegar ém 2010? Porque não chegou até determinados mercados e clientes? As respostas a estas perguntas devem gerar vantagens e benefícios agregados que serão seus novos diferenciais. Questione com profundidade, sem medo, viaje pelo campo do imaginário e crie, pense seu produto-serviço, tenha um produto-serviço realmente inteligente. Pense seu produto horizontal e verticalmente.
3. NOVAS ABORDAGENS – Sabe aquela abordagem de sempre? Que todo mundo do seu ramo utiliza? O Cliente já esta esperando e certamente já tem também as objeções prontas, então mude a abordagem, pense em outras facetas do seu produto-serviço e explore na forma de abordar, mude sua proposta, mude seus enfoques.
4. NOVO ESTILO DE NEGOCIAÇÃO – Tenho desenvolvido uma tese em vendas que tem como base o sentimento das pessoas, entendo que o homem dá muitas voltas e ciclicamente retorna as emoções mais primitivas, coisas como aceitação, Auto-estima, relacionamento, amizade, segurança, confiança, conforto, bem estar... Levar em conta somente as características, vantagens e benefícios é uma técnica insuficiente. Não tenho medo de afirmar isso, pois esta prática (embora em alguns segmentos seja o suficiente) tem sido utilizada mecanicamente, sem que o cliente visualize-se usufruindo cada possibilidade. É preciso desenvolver as pessoas, a sensibilidade, a verdade e colocar isso em nossas relações comerciais, precisamos antes de estar perto dos clientes, estar presentes, antes de atender, servir, antes de vender, satisfazer, antes de contatar, dar uma ligadinha, o estilo GENTE é o que recomendo para 2010.
Esta dica exige uma mudança de pensamento e visão de vida, nos ajuda a perceber os valores de forma menos destorcida, nos leva a negociações de impacto, transforma nossa capacidade de perguntar, argumentar e fechar, nos coloca de fato como negociadores que fazem diferença.
5. A MÁGICA DO NETWORK – Em 2009 fiz mais de 100 encontros voltados exclusivamente para captação de novos vendedores, me lembro na maioria deles haver perguntado sobre indicações, a pergunta geralmente foi: QUEM DE VOCÊS TEM UMA PERGUNTA FORMULADA SOBRE INDICAÇÕES? E QUANTOS DE VOCÊS A FAZEM DE MANEIRA SISTEMÁTICA, DISCIPLINADA, FREQUENTE? Não preciso dizer que as respostas mostraram que a maioria dos vendedores não sabe como formar uma rede de clientes ou pares colegas de profissão. Lamentável, pois me tornei campeão de vendas por três vezes em empresas de grande porte utilizando esta técnica, "pedir indicações".
Minha pergunta ao cliente era: VOCÊ PODE ME INDICAR 5 (CINCO) PESSOAS DE SEU RELACIONAMENTO PARA OS QUAIS EU POSSA LEVAR ESTA OPORTUNIDADE? Porque cinco e não dois ou três? R: Porque nossa mente trabalha na subtração, geralmente temos que pedir mais para receber o suficiente, dificilmente alguém fará mais do que foi pedido, normalmente dará menos, assim se você pede 5 (Cinco) a mente vai se esforçar e chegará a pelo menos 2 (dois) ou 3 ( três)... Mas se pedir 2 (dois) ou 3 (três) o cliente te dará (1) um ou nenhum. Seja disciplinado neste item, peça indicações em cada negociação, seja ela bem sucedida ou não, e você verá como sua CFC vai acabar, ou melhor, nem existirá.
6. VOTE EM MIM – Dê ao seu cliente razões para confiar e gostar de você. Isso é uma forma de manter uma bela carteira, ativa e satisfeita. Planeje ações que demonstrem aos seus clientes que são realmente importantes, não somente como clientes, mas como gente. Fiz aniversário recentemente e recebi 6 (Seis) ligações de empresas, três delas me parabenizaram e ofertaram uma tal promoção de aniversário, desagradável. Outras duas, de menor porte, colocaram uma secretária para dar os parabéns, de maneira formal e fria, não me fizeram sentir importante, e finalmente a última, foi do gerente de uma concessionária, onde comprei um carro há mais de 5 (Cinco) anos, apenas me desejando felicidades e convidando para tomar um café com ele qualquer dia desses, também fez uma brincadeira sobre futebol (torço pelo Internacional do RS) dizendo que esperava que meu time me desse mais alegrias em 2010... Enfim, um ser humano me ligou, fiquei feliz, dei risadas e sabe de uma coisa, meu próximo carro deverá ser comprado lá... Gosto de gente, meu voto foi para este vendedor, será que seu cliente vota por você?.
7. PLANEJE A NEGOCIAÇÃO – Sabe que muitas vezes somos pegos de surpresa pelo cliente que nos questiona ou demonstra determinados sentimentos que nos fazem recuar ou ficar sem ações eficazes diante dele. O que faltou? PLANEJAMENTO! Fórmula única não funciona, é preciso planejar, pensar a negociação, adaptar aos estilos e personalidades dos clientes, e mais, precisamos planejar conjuntamente, falar sobre os sucessos e fracassos nas negociações e buscarmos soluções de forma coletiva.
8. AMBIENTE DE VENDAS – Crie um ambiente focado no sucesso em vendas, onde a criatividade, a pro atividade, as relações de equipe sejam comuns. Mantenha seu time envolvido no processo comercial da empresa. Crie painéis, realize pesquisas entre os vendedores, faça proposições, busque soluções, valorize os questionamentos e não dê azas para o negativismo, todo problema tem solução, coloque esta frase como lema.
9. AVALIAÇÃO E MUDANÇAS – Definitivamente não existe nada definitivo, escutei esta frase outro dia em um treinamento. Achei o máximo. Defina datas de avaliação, faça isso periodicamente, avalie com critérios técnicos, deixe as emoções mais quietinhas, analise os resultados, perceba os pontos fortes e fracos, descubra as oportunidades e refaça o que for necessário, o importante é que a roda gire sempre, se vai funcionar é outra coisa, os planos e ações são feitos na direção do sucesso, e, sucesso depende também de atitude. Determinação, disciplina, confiança, fé, amor ao trabalho, orgulho, propósito...
10. QUEBRE O RITIMO – Lembre-se que vivendo o papel de gerente de vendas, supervisores, vendedores, telemarketing, atendente, balconista, consultor de vendas, assistente comercial, existem pessoas, e estas precisam sentir satisfação, prazer em outras situações que não as vendas. Perceba e planeje situações que tragam descontração, relaxamento, euforia, relacionamentos saudáveis, envolvimento familiar, desenvolvimento pessoal, motivação, espiritualidade...
No mesmo campeonato existem equipes tendo sucesso e outras se afundando, no mesmo oceano existem embarcações com sérias dificuldades de navegação e outras em cruzeiro, na mesma cidade existem pessoas fugindo para mercados melhores e outros chegando porque descobriram a terra das oportunidades, a diferença parece estar na atitude, visão e determinação que se coloca naquilo que se pretende realizar, que você tenha muito Sucesso em suas vendas, Sucesso em vedas, Sucesso em Vendas...
Sucesso a todos,
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