Seis décadas de Marketing...

Ao longo das décadas, a aplicação do conceito de "Marketing" vem sendo mais e mais discutido e aplicado entre as empresas.

No livro lançado em 2010 de Philip Kotler (Marketing 3.0), pudemos observar um novo momento para o marketing como o conhecemos.
No primeiro momento (Marketing 1.0) todo esforço era colocado em cima da produção, ou seja, suprir a demanda do mercado. Já no segundo momento (Marketing 2.0), como conhecemos hoje, os esforços eram para criar a demanda, uma vez que muitos produtos já tinham se tornado "commodity".

Agora em Marketing 3.0 tende a observar a influencia do mundo digital nos comportamentos criativos individuais, os quais podem certamente contribuir a um determinado consumo. A contribuição direta vem de meios digitais de comunicação.
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A década de 1950, foi marcada pelos primeiros registros de estudos sobre Marketing no livro de Peter Drucker de 1954 (A pratica da administração).
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Na década de 1960 temos Na década de 1960 Theodore Levitt (Considerado pai do Marketing) apresentou ao mundo uma correção a percepção de Marketing:
"Vender a qualquer custo deu lugar" à "Satisfação garantida".
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Na década de 1970 todas as grandes empresas percebem a importância do marketing e todas já possuíam departamentos e diretorias de marketing inseridos em seus organogramas. E esta mesma década marca o surgimentos e multiplicação de grandes redes de supermercados e shoppings Centers.
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Na década de 1980, precisamente em 1982 Tom Peters lança seu livro "Em busca da excelência), e esta década marca o inicio de diversas publicações de "GURUS" no assunto, e a cadeira de Marketing nas universidades aumenta notavelmente procuradas por mais e mais alunos. Muitas publicações foram marcantes nesta década, tais como: do autor Al Ries por definir o conceito de "posicionamento" ; Jay Conrad Levinson por conceituar o "marketing de guerrilha"; e outros importantes nomes. Também sabemos que muitos outros autores caíram no anonimato quando seus conceitos se provaram nulos.
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Na década de 1990, podemos destacar o grande avanço tecnológico que contribuiu em diversas áreas. Nesta década o surgimento de sistemas de CRM (Costumer, Relationship, Management), começou a ter maior controle sobre áreas como atendimento ao cliente, fluxos de demandas, formas de pagamento. Esta ferramenta possibilitou o relacionamento com clientes em larga escala e em tempo real. Esta é a época do maximarketing de Stan Rapp; do marketing 1 to 1, da Peppers & Rogers Group; do aftermarketing de Terry G. Vavra; e do "marketing direto" de Bob Stone. Ou seja, caracterizou-se por uma constante busca pela personalização em massa. O Conceito de "Marketing societal" vem desta década, onde iniciou uma preocupação com bem estar da sociedade, e uma obrigação das empresas em observarem isso em seus produtos.
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Na década de 2000, Sistemas digitais proliferaram (TV a cabo, telefonia móvel,etc). A Internet amadureceu e novos meios de comunicação digital surgiram. Nesta década surgiu o  " Manifesto Cluetrain". Também observamos o surgimento do "Marketing boca-a-boca", do "Buzz Marketing" e do "Marketing Viral". todos seguindo o conceito de "Marketing de Permissão" de autores como Seth Godin, Russell Goldsmith e Mark Hughes.
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A década de 2010, é marcada pela total e irrestrita inserção da rede mundial de computadores e o aumento da tendencia de compras on-line. Observa-se também uma enorme tendência ao "marketing de busca", uso de links patrocinados e sites afiliados e a otimização de sites de busca, o tão comentado (SEO).
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