Ao longo das décadas, a aplicação do conceito de "Marketing" vem sendo mais e mais discutido e aplicado entre as empresas.
No livro lançado em 2010 de Philip Kotler (Marketing 3.0), pudemos observar um novo momento para o marketing como o conhecemos.
No primeiro momento (Marketing 1.0) todo esforço era colocado em cima da produção, ou seja, suprir a demanda do mercado. Já no segundo momento (Marketing 2.0), como conhecemos hoje, os esforços eram para criar a demanda, uma vez que muitos produtos já tinham se tornado "commodity".
Agora em Marketing 3.0 tende a observar a influencia do mundo digital nos comportamentos criativos individuais, os quais podem certamente contribuir a um determinado consumo. A contribuição direta vem de meios digitais de comunicação.
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A década de 1950, foi marcada pelos primeiros registros de estudos sobre Marketing no livro de Peter Drucker de 1954 (A pratica da administração).
Na década de 1960 temos Na década de 1960 Theodore Levitt (Considerado pai do Marketing) apresentou ao mundo uma correção a percepção de Marketing:
"Vender a qualquer custo deu lugar" à "Satisfação garantida".
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Na década de 1970 todas as grandes empresas percebem a importância do marketing e todas já possuíam departamentos e diretorias de marketing inseridos em seus organogramas. E esta mesma década marca o surgimentos e multiplicação de grandes redes de supermercados e shoppings Centers.
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Na década de 1980, precisamente em 1982 Tom Peters lança seu livro "Em busca da excelência), e esta década marca o inicio de diversas publicações de "GURUS" no assunto, e a cadeira de Marketing nas universidades aumenta notavelmente procuradas por mais e mais alunos. Muitas publicações foram marcantes nesta década, tais como: do autor Al Ries por definir o conceito de "posicionamento" ; Jay Conrad Levinson por conceituar o "marketing de guerrilha"; e outros importantes nomes. Também sabemos que muitos outros autores caíram no anonimato quando seus conceitos se provaram nulos.
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Na década de 1990, podemos destacar o grande avanço tecnológico que contribuiu em diversas áreas. Nesta década o surgimento de sistemas de CRM (Costumer, Relationship, Management), começou a ter maior controle sobre áreas como atendimento ao cliente, fluxos de demandas, formas de pagamento. Esta ferramenta possibilitou o relacionamento com clientes em larga escala e em tempo real. Esta é a época do maximarketing de Stan Rapp; do marketing 1 to 1, da Peppers & Rogers Group; do aftermarketing de Terry G. Vavra; e do "marketing direto" de Bob Stone. Ou seja, caracterizou-se por uma constante busca pela personalização em massa. O Conceito de "Marketing societal" vem desta década, onde iniciou uma preocupação com bem estar da sociedade, e uma obrigação das empresas em observarem isso em seus produtos.
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Na década de 2000, Sistemas digitais proliferaram (TV a cabo, telefonia móvel,etc). A Internet amadureceu e novos meios de comunicação digital surgiram. Nesta década surgiu o " Manifesto Cluetrain". Também observamos o surgimento do "Marketing boca-a-boca", do "Buzz Marketing" e do "Marketing Viral". todos seguindo o conceito de "Marketing de Permissão" de autores como Seth Godin, Russell Goldsmith e Mark Hughes.
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A década de 2010, é marcada pela total e irrestrita inserção da rede mundial de computadores e o aumento da tendencia de compras on-line. Observa-se também uma enorme tendência ao "marketing de busca", uso de links patrocinados e sites afiliados e a otimização de sites de busca, o tão comentado (SEO).
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